quarta-feira, dezembro 1, 2021
spot_img

Volvo e Marcopolo vendem novo lote à Guatemala

Novos veículos entram em operação no mês de setembro
Crédito:Volvo, Divulgação

O Transmetro, sistema de ônibus rápidos da Cidade da Guatemala, agregará 20 ônibus à sua frota para ampliar a capacidade de atendimento aos mais de 415 mil passageiros que embarcam diariamente em suas linhas de transporte público. O lote é constituído por chassis Volvo B340M articulado, com motorização Euro 5, padrão de emissões acima do exigido pela legislação da Guatemala. “Com as novas entregas, serão 116 unidades Volvo rodando no BRT, com 57% de participação na frota de veículos pesados da cidade”, assinala Alexandre Selski, diretor de vendas estratégias e responsável pelos importadores da Volvo Buses na América Latina.

Os chassis Volvo B340M articulados possuem motor central, abaixo do piso, o que garante mais espaço no salão, mais silêncio e conforto para motoristas e passageiros. Os veículos têm sistema de freios eletrônicos e tecnologia de “torque on demand”, que garante alto desempenho com baixo consumo de combustível.

As carrocerias serão fornecidas pela Marcopolo. Os Viale Articulado BRT têm capacidade para 180 passageiros, possuem piso alto para acesso às plataformas de embarque, com três portas do lado esquerdo e quatro do lado direito, e poltronas do modelo City Estofada, sendo 12 assentos preferenciais e posto para cadeirante. Para total acessibilidade, são equipados com duas rampas de acesso para cadeira de rodas.

Entre os equipamentos para segurança e entretenimento, contam com sistema de áudio com rádio e DVD, câmeras de gravação e monitoramento, dois monitores LCD e acesso à internet sem fio. Todos os ônibus possuem dois itinerários frontais, um traseiro e dois internos, parede de separação, city vents, renovadores e extratores de ar para melhor conforto térmico dos passageiros. Desde 2012, todos os veículos em operação no sistema da capital da Guatemala foram fornecidos pela fabricante brasileira, que já entregou 180 unidades.

Implantado em 2007, o Transmetro segue o conceito de BRT de diversas cidades do continente, que investem em sistemas de ônibus de grande capacidade para melhorar a mobilidade urbana. “Como especialistas em articulados e biarticulados, desde o início estamos presentes no Transmetro”, ressalta Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Segundo ele, alguns veículos da marca já atingiram 2 milhões de km sem intervenções internas no motor.

O sistema é formado por 120 km de vias, por onde circulam 350 veículos, incluindo os de menor capacidade. Em função das restrições de viagem impostas pela pandemia Covid-19, a entrega técnica à Empresa Municipal de Transportes, operadora dos veículos, teve que ser feita à distância, de forma virtual. “Fizemos uma videoconferência para apresentar em detalhes toda a funcionalidade dos ônibus, em parceria com o encarroçador”, destacou Tiago Mondoni, gerente comercial da Volvo responsável pelo mercado da Guatemala. Os novos veículos entrarão em operação em setembro.

 

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

REVISTA TRANSPODATA

spot_img

Mais lidas

spot_img