terça-feira, dezembro 7, 2021
spot_img

TECNOLOGIAS, SERVIÇOS E REDUÇÃO DE CONSUMO

HomeEdição 074CapaTECNOLOGIAS, SERVIÇOS E REDUÇÃO DE CONSUMO

Com a linha 2020 já apresentada no primeiro semestre desse ano, a Volvo reforça as tecnologias de seus caminhões, suas soluções para o transportador brasileiro e apresenta um série especial em alusão aos 40 anos de produção no Brasil, além de um cavalo mecânico com motor de 2.400cv de potência

Entre outras novidades reveladas somente durante a Feira, a Volvo destacou na Fenatran 2019 a sua linha de caminhões 2020 FH e VM, lançadas no primeiro semestre desse ano, seus veículos vocacionais e serviços conectados, financeiros, consórcio e também uma série especial inspirada no primeiro caminhão produzido pela marca no Brasil.

Além dos produtos direcionados ao transporte rodoviário de cargas, a montadora trouxe para o Brasil, apenas para exibição, o Iron Knight (cavaleiro de ferro), um super caminhão caminhão com motor de 2.400cv e torque de 6.000Nm. É um exemplar único preparado para desenvolver altas velocidades. Esse veículo é detentor de dois recordes mundiais de velocidade homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), de 0 a 500 metros e de 0 a 1.000 metros.

Edição especial de 40 anos é uma série inspirada no primeiro caminhão produzido pela Volvo no Brasil e terá apenas 40 unidades

Como a Fenatran sé uma vitrine para o transporte rodoviário de cargas, e também um palco de vendas de caminhões e serviços, a empresa reforçou para o público transportador presente no evento a Aceleração Inteligente, tecnologia presente na linha F 2020, que favorece a redução do consumo de combustível. Essa tecnologia chega a produzir economia de 10% no consumo de combustível dos novos modelos pesados da marca. Esses motores equipam os caminhões FH, FM e FMX.

“Nossa engenharia desenvolveu um sistema de inteligência avançada capaz de otimizar o consumo independente da ação do motorista. Essa é a grande vantagem dessa evolução”, disse Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões Volvo.

Os engenheiros da montadora explicam que essa redução foi possível com um novo software de motor combinado com novos componentes internos e um óleo lubrificante mais avançado. A tecnologia aplicada aos motores identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia da estrada e da carga transportada. Também controla a injeção de combustível com precisão para reduzir o consumo.

Super potente, o Cavaleiro de Ferro é o único no mundo; a linha FH traz a Aceleração Inteligente, tecnologia que ajuda na redução do consumo de combustível e a linha VM 2020 tem novidades na parte externa da cabine

Já para a linha VM 2020, formada por modelos semipesados e pesados, as novidade estão na cabine, como o para-choque dividido em três partes, solução que visa a facilitar a manutenção em caso de reparos; luzes de posicionamento (Três Marias) na parte superior da cabine e sistema de proteção frontal, entre outras mudanças que tornaram os modelos da linha VM um pouco mais parecidos com a FH.

A família VM conta com uma versão para 32 toneladas de PBT para aplicações severas que não exigem um caminhão mais potente. Essa opção é equipada com motor de 330cv e incorpora equipamentos da linha FMX, como o eixo de tração com redução nos cubos, eixo dianteiro de viga reta e caixa de câmbio I-Shift com a mesma configuração.

Os caminhões Volvo FMX são destinados a aplicações mais severas como mineração, construção segmentos florestal e canavieiro. A empresa reforça que tem modelos com tração integral nas configurações 6X6 e 4X4 para demandas mais específicas.

Assim como seus principais concorrentes, a Volvo conta com serviços conectados, cujo objetivo principal é baixar os custos do transporte e reduzir o número da parada dos caminhões. Um deles é a Manutenção Inteligente, uma central de monitoramento, planejamento e agendamento de manutenções preventivas.

Os serviços são executados com informações do sistema de gerenciamento de frotas da Volvo, o Dynafleet, com os dados do veículo (que conta com tecnologia embarcada) são transmitidos por um módulo eletrônico para a central da montadora. Essas informações possibilitam que agentes da central verifiquem, remotamente, qual a situação do veículo e indicam a previsão de parada e que serviços precisam ser realizados.

SÉRIE ESPECIAL 40 ANOS

Batizado de FH 40 Anos, a nova série especial apresentada pela Volvo faz referência ao primeiro caminhão da marca produzido no Brasil, em 1980. O modelo era um N10 pintado na cor branca. A montadora informa que o modelo é um Top Class, que contém todos os itens opcionais da marca e reúne o melhor em conforto, performance, comunicação e segurança. Serão produzidas apenas 40 unidades.

“É um modelo inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no País para celebrar os 40 anos de produção da Volvo.

É um veículo especial, com configuração única, equipado com o que há de melhor em tecnologias de transporte”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo. O veículo traz faixas decorativas nas laterais que fazem alusão ao modelo produzido há quatro décadas. Coincidência ou não, o super caminhão Iron Knight também tem faixas nos mesmos tons.

Artigo anteriorFamília renovada
Próximo artigoScania mais sustentável
RELATED ARTICLES

Citroën e Peugeot: novas vans

Scania mais sustentável

Família renovada

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

REVISTA TRANSPODATA

spot_img

Mais lidas

spot_img