sábado, outubro 16, 2021
spot_img

Revista TranspoData
Ano XIV – Maio 2021 – Edição 87

HomeREVISTA TRANSPODATA – Ano XIV – Maio 2021 – Edição 87ÍndiceRevista TranspoDataAno XIV – Maio 2021 – Edição 87

EDITORIAL – A importância da logística agrícola 
O agro responde por mais de 25% do PIB nacional e vem crescendo ano a ano. O impacto deste negócio nas vendas de caminhões e implementos é imenso. Como praticamente quase tudo que é produzido no campo segue por caminhões tanto aos centros consumidores como para os mercados de exportação, mesmo quando há a utilização de outros modais, o agronegócio responde por quase 40% das vendas de veículos pesados e implementos.

GIRO – Randon Venture investe em startup de logística digital
A Randon Ventures, unidade de investimentos e aceleração de startups das Empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), liderou a rodada de investimento no valor de R$ 1,4 milhão na TruggHub, startup que atua como marketplace de fretes, tendo se especializado no segmento de cargas fracionadas, um nicho ainda pouco atendido pelas novas soluções de logística digital. Esse é o quinto investimento da Randon Ventures desde sua criação em 2020.

GIRO – Primeiro carro-forte elétrico do mundo é brasileiro
No ano em que completa 50 anos de história, o Grupo Protege apresenta uma inovação para o futuro: o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo. São Paulo será a primeira cidade a ver de perto o projeto de sistema tração elétrico puro, que usa tecnologia nacional e foi desenvolvido em parceria com uma empresa centenária. Durante 18 meses, profissionais da Protege, em conjunto com a Eletra Industrial, empresa especializada em transporte sustentável do grupo da Auto Viação ABC, investiram mais de R$ 1 milhão no desenvolvimento do veículo blindado elétrico.

GIRO – Porto Alegre terá novo terminal de cargas
O novo terminal de cargas internacional do Aeroporto de Porto Alegre, substituindo o antigo, com cerca de 40 anos de utilização, será inaugurado em junho próximo. O anúncio foi feito durante reunião on-line com o Conselho de Comércio Exterior (Concex) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) por Jocel Gadens, chief financial officer da Fraport, empresa responsável pelo equipamento.

GIRO – Meritor Brasil aumenta presença feminina em cargos de liderança
A advogada Nathalia Molina, atual diretora jurídica e de recursos humanos (RH) da Meritor Brasil, é a primeira mulher na região a assumir o comando de uma Unidade de Negócios. A executiva, aos 34 anos, é a nova diretora do aftermarket da empresa para a América do Sul. “A chegada de Nathalia ao cargo reforça nossa crença e jornada em elevar a presença feminina em cargos de liderança da corporação, nos tornando uma empresa cada dia mais diversa e inclusiva”, assinala Adalberto Momi, vice-presidente da Meritor para América do Sul.

GIRO – Volvo amplia produção da linha VM
A Volvo retomou o segundo turno na produção de caminhões VM em seu complexo industrial de Curitiba (PR). A medida atende ao aumento na procura pelo modelo, que registrou 24% de alta nos emplacamentos no ano passado e segue neste ritmo em 2021. Agora, toda a produção de caminhões da Volvo opera em dois turnos.

TOP VIEW – Transporte tem mercado em expansão no agronegócio
O agronegócio tem sido o grande impulsionador da economia brasileira nos últimos anos. E assim deve continuar por mais algumas décadas, o que oportunizará mercado em expansão para o segmento de transporte, como já ocorre atualmente. O professor Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, destaca em entrevista à Revista Transpodata as oportunidades e os desafios que esta situação impõe a empresas e profissionais que atuam no transporte, em seus diferentes modais.

CAPA – O agro turbina a indústria de caminhões
Com mais de 25% do PIB nacional, o setor agrícola vem acelerando mesmo neste difícil ambiente pandêmico que ainda trava negócios em todo o mundo. O que não para, nem tem como parar, é a necessidade fisiológica da humanidade, com ou sem crise, em se alimentar diariamente. As comodities agrícolas estão nas alturas e os volumes de envio de grãos exportados pelo Brasil chegaram a níveis bem próximos ao recorde batido em 2018.

VEÍCULOS – Meteor passa dos 1 mil emplacamentos
Em pouco mais de oito meses após seu lançamento, a nova família de caminhões VW Meteor superou a marco de 1 mil unidades emplacadas e as vendas com entregas programadas para os próximos meses são ainda maiores, o que tem sustentado o crescimento da montadora no segmento.

IMPLEMENTOS – Librelato expande atuação internacional
Os primeiros meses de 2021 foram marcados pela expansão da atuação da Librelato fora do Brasil. A empresa, com sede em Içara (SC), iniciou o processo de exportação marítima de dois semirreboques carrega tudo, pescoço removível, que partiram do Brasil com destino ao continente europeu, mas que atuarão no setor de mineração no território africano.

ÔNIBUS – Volare lança a linha New Attack
Em sua estratégia de oferecer veículos desenvolvidos e focados nas necessidades específicas dos clientes e em diferentes aplicações, a Volare apresenta os modelos New Attack 8 e New Attack 9. São indicados para aplicações escolar, executivo, fretamento, rural e unidades especiais.

TRANSPO BUSSINESS – Scania muda posições na gestão comercial
A Scania Brasil promoveu mudanças na área comercial. Alex Nucci é o novo diretor de Vendas de Soluções de Transporte, enquanto Fabio D’Angelo assume a diretoria comercial do Scania Banco. Celso Mendonça, responsável pela área de Soluções em Potência, passa a comandar também a de Mobilidade.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

REVISTA TRANSPODATA

spot_img

Mais lidas

spot_img