segunda-feira, janeiro 24, 2022
spot_img

Meritor desenvolveu eixo trativo específico para o e-Delivery

HomeGiroMeritor desenvolveu eixo trativo específico para o e-Delivery

Crédito
Meritor Brasil

Projeto do MS-120 ECO teve início em 2019

A Meritor Brasil desenvolveu o eixo trativo MS-120 ECO – Electric Compatible especialmente para os caminhões elétricos e-Delivery. Integrante do e-Consórcio, modelo de negócio criado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), a líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain já iniciou o fornecimento oficial do novo modelo para as duas versões do e-Delivery.

O processo de desenvolvimento do novo MS-120 ECO foi conduzido pelo time brasileiro de engenharia, tendo como grande desafio traduzir o regime de trabalho da motorização elétrica para as condições de aplicação do País. “Consideramos o comportamento do sistema nas adaptações, a topografia e o regime de trabalho para dimensionarmos a vida dos componentes, garantindo o padrão de qualidade e confiabilidade da nossa marca num processo sob medida”, explica Fabio Brandão, diretor de Engenharia do Produto da Meritor Brasil.

O engenheiro ainda explica que, no motor elétrico, algumas características críticas como torque e a rotação possuem comportamentos distintos quando comparados ao sistema de propulsão a diesel. “Com isso, desenvolvemos rolamentos de classe especial para o diferencial e sistema de juntas mais robustas em função desta característica do próprio sistema”, acrescentou. O projeto, iniciado em 2019, já foi submetido a testes e validações, inaugurando uma nova classe de eixo em contribuição a mobilidade elétrica e mais sustentável.

Parceira do Consórcio Modular da VWCO, a Meritor é responsável por equipar com eixos traseiros cerca de 80% dos caminhões e ônibus da marca, fabricados em Resende (RJ). A parceria teve início há 25 anos, com a instalação do Módulo Meritor, para montagem de eixos e de todos os componentes de suspensão. Nesta planta da VWCO, a marca de 1 milhão de kits de suspensão montados já foi superada. A planta Meritor Resende, inaugurada em 2013, ainda realiza todo o sequenciamento para a VWCO, conforme demanda e especificações técnicas exigidas pela fabricante.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

REVISTA TRANSPODATA

spot_img

Mais lidas

spot_img