sábado, outubro 16, 2021
spot_img

Dana amplia soluções para eletrificação de veículos comerciais pesados

HomeGiroDana amplia soluções para eletrificação de veículos comerciais pesados

Crédito das imagens
Arquivo Dana

Multinacional programou entregas aos clientes globais para a partir do final de 2023

A Dana anunciou, no início de setembro, a expansão de suas ofertas Spicer Electrified™ e-Powertrain com o lançamento de uma família de e-Axles, projetados para uma ampla variedade de aplicações em veículos comerciais pesados, das classes 7 e 8. Os e-Axles Spicer Electrified™ Zero-8 complementam os sistemas de e-propulsão de veículos elétricos (EV) para serviços pesados da Dana, que atualmente equipam milhares de veículos em todo o mundo.

A fabricante assinala que os e-Axles Zero-8 elevam ainda mais os padrões de robustez e eficiência da tecnologia de eixo motriz da marca e são projetados para aplicações exigentes em estradas. O novo portfólio e-Axle reforça a estratégia da Dana para atender o diversificado cenário de arquitetura elétrica dos veículos pesados (Classes 7 e 8), com soluções de trem de força diversificadas, incluindo sistemas para transmissão direta e agora sistemas e-Axle 4×2, 6×2 e 6×4 multivelocidade. “Essas novas plataformas de produtos utilizam motores e inversores integrados verticalmente e fornecem aos clientes soluções completas e aprimoradas para suas necessidades de veículos elétricos. Estamos comprometidos em oferecer as melhores soluções de emissão zero, especificamente construídas para esse fim”, explicou Ryan Laskey, vice-presidente sênior do grupo Commercial Vehicle Drive and Motion Systems (sistemas de direção e movimento para veículos comerciais) da Dana.

Os novos e-Axles são projetados para se integrarem à maioria dos chassis existentes. A plataforma utiliza tecnologias verticalmente integradas da Dana, incluindo motores e inversores Dana TM4 ™, engrenagens de eixo de alta eficiência Spicer®, sincronizadores Graziano®, controladores de transmissão, software, sistemas e controles. As configurações 4×2, 6×2 e 6×4 são compatíveis com freios a tambor ou disco e estão disponíveis como conjuntos totalmente integrados. Os eixos eletrificados variam de 52.000Nm a 69.000Nm de torque de saída nominal e suportam classificações de capacidade máxima de tração por eixo de 9.500 a 13.600 quilos para configurações de eixo eletrônico único e de 18.000 a 23.500 quilos para propulsão de eixo tandem eletrificado.

As características distintas adicionais do sistema são o projeto de motor modular, que fornece fácil acesso para serviços e manutenção, e a capacidade de troca de motor para ampliar a faixa de aplicação das Classes 7 e 8, para melhor integração às plataformas eletrificadas dos clientes. “Os novos e-Axles são baseados em tecnologias comprovadas em campo. Atualmente, estão sendo testados em todo o mundo em aplicações com bateria elétrica e célula de combustível e prontos para adoção em escala total na medida em que o segmento de veículos comerciais continua a progredir para plataformas totalmente eletrificadas”, acrescentou Laskey. Com estratégias de produção globais em andamento, a Dana tem compromissos com clientes OEM para entregas a partir do final de 2023.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

REVISTA TRANSPODATA

spot_img

Mais lidas

spot_img