terça-feira, dezembro 7, 2021
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Começa produção em série do primeiro elétrico brasileiro

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Foto VWCO, Divulgação

A primeira unidade do e-Delivery, da Volkswagen, é  um modelo de 11 toneladas, com tração 4×2, e integrará frota da montadora

Para marcar as comemorações de seus 40 anos de presença no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou, na terça-feira (15), a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, único 100% concebido, desenvolvido, testado e aprovado em território brasileiro. Com isso, a fábrica da VWCO em Resende (RJ) se torna a primeira do país com montagem em larga escala de veículos com tecnologia zero emissões.

O primeiro modelo, um e-Delivery 11 toneladas 4×2, vai compor a frota da própria montadora. “Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com alto nível de sinergia, ao mesmo tempo em que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige”, assegura Roberto Cortes, presidente e CEO da marca. 

A VWCO investiu cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento e complexo produtivo do e-Delivery. A empresa construiu uma nova área dedicada exclusivamente à eletrificação: o e-Shop. O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação. Todos os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuar nesse novo cenário. 

Energização em novo espaço 

Coração da montagem elétrica, o e-Shop é o novo espaço da VWCO em que os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados, satisfazendo todos os mais rígidos protocolos de segurança. Antes de chegar lá, os modelos e-Delivery nascem na mesma linha de montagem dos veículos diesel.

Cada etapa foi repensada para a maior produtividade: na pré-montagem do motor, por exemplo, agora são consolidados os sistemas auxiliares. O componente de tração segue direto para a borda de linha, por sua arquitetura mais enxuta. Pela primeira vez, a suspensão pneumática é instalada dentro da própria fábrica. No fim de todas as montagens, o veículo é submetido a novas aprovações específicas para caminhões com alta voltagem, além dos mesmos testes de qualidade que os demais produtos já passam antes de serem liberados para o cliente.  

Ao longo de todo o desenvolvimento, a engenharia simultânea dominou o processo para o planejamento da manufatura e logística nesse grau de sinergia. Isso possibilitou a inserção da tecnologia elétrica no portfólio da VWCO, com acréscimo de apenas 1 mil m² à sua área construída. 

A fabricação do e-Delivery também se beneficia de todos os ganhos da indústria 4.0 agregados pela VW Caminhões e Ônibus em seu processo desde o lançamento da nova linha Delivery, que conta com um nível de automação de 60% na armação de sua cabine. Também predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada unidade para programação dos robôs.

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