terça-feira, dezembro 7, 2021
spot_img

Clínicas móveis podem aliviar o gargalo e salvar vidas na luta contra o coronavírus

HomeTranspo TechImplementosClínicas móveis podem aliviar o gargalo e salvar vidas na luta contra...

Durante a pandemia, clínicas móveis estão ajudando na detecção do coronavírus e são alternativas para desafogar as filas do SUS durante o surto do COVID19.

A Truckvan, fabricante de implementos rodoviários especializada em soluções sobre rodas, entregou para a prefeitura de Manaus – AM no dia 18 de março de 2020, quatro UBSs/Clínicas móveis com ampla estrutura, todas preparadas para atender e direcionar possíveis casos do COVID19. Esses veículos são alternativas para combater o coronavírus e aliviar o enorme gargalo que será formado durante a pandemia no sistema de saúde.

Em frente a um cenário tão sério para saúde brasileira, o Ministério da Saúde, além das recomendações e medidas drásticas para a população se prevenir do COVID19, tem buscado por soluções para ampliar o atendimento às pessoas, reduzir ao máximo o deslocamento delas e, ao mesmo tempo, desafogar as filas do SUS para garantir atendimento à todos os necessitados durante e após a pandemia.

Segundo Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, “as carretas e caminhões customizados como consultórios e clínicas médicas móveis são instrumentos fundamentais para levar informação e atendimento às comunidades que não têm acesso a médicos e hospitais, preenchendo vazios assistenciais e evitando o deslocamento e o gasto no orçamento das famílias”.

Clínicas móveis

Braga destaca ainda que a Truckvan possui em seu portfólio, as primeiras Unidades Móveis de Tomografia Computadorizada totalmente produzidas no Brasil. Estes veículos permitem a realização de exames com alta complexidade e importantes para a detecção do novo coronavírus.

Não é a primeira vez que a Truckvan atende demandas emergenciais do Ministério da Saúde 

A Truckvan começou a atender demandas da saúde em 2006 e até hoje já disponibilizou mais de 50 clínicas móveis. Graças a este tipo de infraestrutura, nos últimos 14 anos foram realizados mais de 3 milhões de atendimentos médicos, esses que foram: exames de mamografia, preventivo do colo de útero, ultrassonografias, procedimentos oftalmológicos, odontológicos, entre outros.

Todos os veículos são munidos com equipamentos de última geração, especialmente desenvolvidos como consultórios com capacidade de realizar exames, obter diagnósticos, com mini auditórios para palestras e conscientização além de espaço adequado para o atendimento. Essas infraestruturas contam com ambientes climatizados, banheiros e elevadores hidráulicos para acessibilidade de idosos, pessoas com mobilidade reduzida e deficiência física. 

Estão disponíveis também, modelos com gerador de energia elétrica, palco com sistema de som, projetor e telão. Tudo para garantir que as clínicas móveis atendam todas as necessidades do público, em demandas emergenciais ou programadas.

Matéria anterior: Veículos comerciais: interrupção forçada
Próxima matéria: As concessões e os rumos da malha rodoviária brasileira

 

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

REVISTA TRANSPODATA

spot_img

Mais lidas

spot_img