terça-feira, dezembro 7, 2021
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Chassi cabine ou furgão?

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Em análise técnica, veja dicas para decidir qual o melhor utilitários para as entregas urbanas

Veículos utilitários de carga, como furgões e chassi cabine, são reconhecidos como eficientes para a logística urbana, seja para o transporte de carga fracionada porta a porta, seja para o trabalho de diversos empreendedores. Porém, as vezes há dúvidas na hora de escolher entre a praticidade de comprar um furgão ou ter o duplo trabalho de escolher um chassi cabine e depois o baú mais adequado.

O VW Delivery Express pode ser adquirido com baú de fábrica, fator que agiliza o início dos trabalhos. A Iveco oferece as duas opções na linha Daily City

Vamos analisar essa tarefa na escolha de modelos de até 3.500 kg de PBT (Peso Bruto Total), pois eles trazem vantagens como poderem ser conduzidos por motoristas com CNH categoria B e não estarem sujeitos à legislação de VUCs (Veículos Urbanos de Cargas).

Além disso, como tem rodado simples no eixo traseiro, pagam o mesmo valor de pedágio dos automóveis. A partir de 3.501 kg já é considerado caminhão pela legislação, exigindo CNH C ou superior e está sujeito a maior burocracia.

Perfil da carga

O primeiro passo é definir qual o volume de carga a ser transportado por viagem e o peso por metro cúbico. Isso vai ajudar na definição do modelo e as opções no mercado de veículo com PBT até 3.500 kg, que variam de R$ 86 mil até R$ 155 mil, já considerando a compra do baú no caso dos chassis cabine.

Se a necessidade de carga for de 1.500 kg e volume for no máximo de 6 m3, os novos furgões médios que chegaram ao mercado, como Citroën Jumpy, podem ser uma opção interessante. O preço está em torno dos R$ 91 mil, é só emplacar e colocar para trabalhar.

Eles têm a vantagem de serem mais baixo do que os furgões de 8 m3 em diante por serem mais baixos e terem acesso a garagens, além do conforto de um automóvel para quem vai dirigir.

Preço vs. capacidade

Na categoria de furgão, a Mercedes-Benz é líder do mercado por entregar soluções mais avançadas e maior quantidade de equipamentos de segurança de série. A Fiat retornou ao segmento com a linha Ducato importada do México

Agora, a partir de 8 m3, a chassi cabine começa a mostrar vantagens pela versatilidade do transportador poder comprar implemento baú na medida de sua necessidade, e o custo do chassi cabine mais baú ser inferior ao do furgão. Além disso, o baú oferece diversas facilidades na hora da manutenção.

Vamos exemplificar. Um chassi cabine como o Hyundai HR ou Kia Bonga custa em torno de R$ 83 mil. Um baú de alumínio com capacidade de 10 m3 custa cerca de R$ 9.600, totalizando R$ 92.000. Os furgões com capacidade de 8 m3 têm preço entre R$ 113 mil e 137 mil.

Marinaldo Barbosa dos Reis, da Renascer Express prefere chassi cabine

Marinaldo Barbosa dos Reis, diretor da Express Renascer Ltda, que possui apenas chassi cabine em sua frota, mostras as razões para sua escolha. A primeira é poder colocar baú maiores, no seu caso, de 18 m3. Além disso, a manutenção é muito mais fácil, pois como o baú é de alumínio, não precisa se preocupar com pintura. “No caso do furgão, qualquer ralada deixa o veículo feio. No baú, quase não aparece, pois são bem mais robustos. E caso tenha algum dano maior, a funilaria do furgão é muito mais cara. “Aqui na transportadora, já fizemos substituição de um baú por outro novo na base de troca com o fabricante ao custo de R$ 4 mil”, explica.

Segundo pesquisa feita pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região) com 92 transportadoras que fazem o abastecimento da região metropolitana de São Paulo, a frota ficou dividida nos seguintes modelos:

Na pesquisa feita pelo Setcesp, pode-se observar que entre furgão e chassi cabine, a preferência é pelo chassi, que só perde para o VUC, quando há a mudança de cate­goria de utilitário para caminhão.

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